TerraEsportesMundial 2002
  Mundial 2002 em: Argentina | Brasil | Costa Rica | Espanha | EUA | México | Uruguai
 Ligado no Mundial
Tudo o que você encontra na cobertura especial do Terra
Brasil sofre, bate Bélgica e pega a Inglaterra nas quartas
 

Segunda, 17 de junho de 2002, 10h17

Allen Chahad

São Paulo - O Brasil sofreu, mas bateu a Bélgica hoje por 2 a 0 na cidade japonesa de Kobe e garantiu vaga nas quartas-de-final do Mundial 2002. Rivaldo abriu o placar apenas aos 21 minutos do segundo tempo. Ronaldo marcou o gol da classificação aos 41 e alcançou o alemão Klose na ponta da tabela de artilheiros. Cada um tem cinco gols na competição.

A Seleção enfrenta agora a Inglaterra, às 3h30 da próxima sexta-feira, na cidade de Shizuoka. E o "English Team" é adversário mais difícil no mata-mata do caminho para a final. O vencedor da partida entre brasileiros e ingleses tem três opções de seleções sem tradição nas semifinais: Turquia, Japão ou Senegal. Os africanos já estão nas quartas e aguardam os turcos ou japoneses, que se enfrentam nesta terça-feira.

Os atletas ingleses, que acompanharam a vitória brasileira no estádio de Kobe, assistiram a uma bela atuação de Marcos. O goleiro salvou a Seleção durante a pressão belga até a metade do segundo tempo. Os próximos adversários viram ainda o juiz dar uma mão para o Brasil na primeira etapa. O jamaicano Peter Prendergast anulou um gol legítimo de Wilmots.

O JOGO

Com uma marcação forte dos belgas a partir do meio-campo, o Brasil teve dificuldades para criar. E a Seleção tomou um susto logo no primeiro minuto. Mpenza arriscou de fora da área e quase encobriu o goleiro Marcos, que se esticou todo para espalmar.

A primeira boa chance brasileira saiu dos pés de Juninho. Aos 5 minutos de jogo, o meia arriscou de longe e a bola passou perto da trave esquerda do goleiro De Vlieger. Três minutos mais tarde, Rivaldo cobrou escanteio e quase Gilberto Silva abriu o placar. O volante tocou de cabeça e a bola passou raspando o poste direito.

Mas a melhor chance brasileira na primeira etapa de jogo aconteceu aos 18 minutos. Ronaldinho fez boa jogada individual na entrada da área, passou por dois marcadores e tocou para Ronaldo. O atacante pegou de primeira e por muito pouco não acertou o ângulo esquerdo do goleiro De Vlieger. Aos 35, veio o troco. Wilmots recebeu cruzamento, subiu mais que Roque Júnior e mandou para o fundo do gol. Mas, árbitro deu uma mão ao time de Felipão, marcou a falta do atacante belga e anulou.

Um minuto depois a Seleção tentou surpreender. Rivaldo passou para Ronaldo, que invadiu a área e bateu cruzado perto da pequena área. De Vlieger saiu rápido nos pés do brasileiro e fez bela defesa. Já aos 40 minutos, o atacante desperdiçou outra boa chance. Rivaldo cruzou dessa vez da esquerda e Ronaldo se antecipou ao zagueiro. A bola passou raspando o travessão.

No primeiro minuto dos descontos, Roberto Carlos pegou sobra dentro da grande área e bateu cruzado para desperdiçara a última chance da primeira etapa. A bola saiu à esquerda do gol belga.

A primeira boa chance do segundo tempo foi belga. Wilmots recebeu na entrada da área, conseguiu girar e bateu. Marcos se esticou todo para salvar o Brasil. Dois minutos depois o goleiro da Seleção saiu nos pés de Mpenza em bola alçada para fazer outra boa defesa.

O Brasil passou a tomar pressão e Felipão colocou Denílson para escapar. Não deu certo, já que o atacante parou na forte marcação adversária. Assim, Marcos continuou salvando a Seleção. Aos 17 minutos, Wilmots soltou outra bomba da entrada da área e o goleiro pegou. Mas, aos 21, saiu o tão sofrido gol. Rivaldo recebeu na entrada da área, dominou e bateu forte, sem chances para o goleiro belga.

O Brasil continuou se defendendo, e Felipão colocou Kléberson no lugar de Ronaldinho para segurar a vitória. E o volante ainda teve tempo cruzar para Ronaldo fazer o gol da classificação. O atacante pegou de primeira aos 41 minutos, e a bola passou entre as pernas do goleiro antes de ir para o fundo do gol.
 

Redação Terra
Mais Notícias
Felipão deve seguir no comando da Seleção?
Sim, só com ele trazemos o hexa
Não, o Brasil ganhou, mas não jogou bonito




 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2004,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade